sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Vamos conversar sobre moda

A moda é uma palavra originada do latim modus, que significa “modo”, “maneira”. É entendida como um sistema que envolve o vestuário (incluindo-se aqui acessórios) e cosméticos (tais como maquiagem e esmaltes), o comportamento e o tempo / época/ era, relacionando-os ao cotidiano em um contexto amplo, de âmbito social e cultural. 

Mais do que simplesmente sugerir um código de vestir, a moda reflete questões culturais e comportamentais interpessoais e / ou coletivas. Seu universo de abrangência vai além do "modo de vestir". Ela é o reflexo de uma época. Por exemplo, há o restaurante da moda, o filme da moda, o livro da moda, o penteado da moda, a música da moda, o ritmo musical da moda, o design da moda, a decoração da moda, a dieta da moda, etc. 

Mesmo tendo a efemeridade como característica principal (e, paradoxalmente, razão de sua sobrevivência), a moda reflete um período histórico e contextualiza hábitos e costumes sociais. A sua intenção maior é proporcionar o diferencial, lançar o novo ou a novidade em relação ao que já existe. Em outras palavras, a moda dá destaque a algo ou alguém, propondo um diferencial (seja revisitado, reinventado, relançado, mas sempre com uma releitura). 

Vale ressaltar que não se deve confundir moda com estilo. A moda é algo momentâneo, passageiro. O estilo, ao contrário é mais marcante, permanente. O estilo está relacionado a um modo pessoal / individual de expressar-se, independentemente do que está ou não na moda.

Seguir uma determinada tendência proposta pela moda é um "jogo" que envolve a vaidade, a expressão e a criatividade pessoal. O importante é conhecer a si próprio, para adaptar o que é sugerido pela moda ao seu gosto próprio (estilo de ser e de viver e de como quer ser percebido) e ao seu tipo físico, a fim de não se tornar vítima da moda, tampouco um "personagem" fantasioso (a menos que seja esta a real intenção). 

De um modo geral, desde a sua origem, no período do Renascimento Comercial e Urbano, a moda inspira-se na natureza, nas artes, na estética, no design, na arquitetura, enfim, em tudo o que tem relevância social. E, hoje, através da globalização, com o mundo cada vez mais tornando-se uma aldeia, tudo influencia a moda, e esta, de uma certa maneira, influencia tudo.

Portanto, quer sejam apenas "modismos" passageiros ou algo relevante em termos de expressão, nada escapa ao olhar da moda e de algum modo, ela estimula a vida em sociedade, sob os mais variados aspectos, sejam eles estéticos, comportamentais, econômicos, culturais, etc.

Em síntese, a moda é algo contagiante, criativo, divertido e fascinante. Por isso, é difícil ser indiferente a ela. Mas, o importante não é deixar-se conduzir pela moda, como um zumbi, e sim conhecê-la e entendê-la, para extrair o que for mais coerente para si mesmo.


Pense nisso.

Beijo grande!

Nenhum comentário:

Postar um comentário