segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Trajes adequados para ir ao casamento

Olá pessoal!
Casamento é sempre um acontecimento emocionante, seja em que horário for. E, geralmente há dúvidas sobre qual o traje mais adequado para usar.
Pensando nisso, selecionei alguns looks apropriados para mães (do noivo e da noiva), para madrinhas e para convidadas esbanjarem charme e elegância em todos os horários deste evento especial.
Dicas de trajes para as mães do noivo e da noiva:

As mães têm papel de destaque no evento

Há casos em que a noiva indica a cor dos vestidos das mães e das madrinhas e / ou faz restrições de cor, como por exemplo, pedir para que evitem usar as cores preto e vermelho.
O preto, via de regra, é uma cor sóbria demais que remete ao luto, à introspecção e à melancolia. E, casamento, ao que tudo indica, é um  momento para celebrar!
O vermelho, por sua vez, é uma cor estimulante e excitante, podendo assim, chamar a atenção para si, desviando, portanto, do destaque do evento, que é a noiva!
Para as mães, geralmente se costuma indicar cores com tonalidades suaves e discretas, tais como o rosa antigo, os tons de azul e verde, o bege e o cinza.
As mães têm lugar de destaque na cerimônia, por isso, devem estar impecáveis. Dê prioridade para looks elegantes e discretos.

  • Casamento de manhã:
*  Looks estruturados, com brilho discreto nos acessórios ou looks com tecidos leves e esvoaçantes, e cores em tons pastel.









  • Casamento à tarde:

Looks com modelagem solta, produções com brilho moderado no vestido ou nos acessórios e cores em tons pastel ou neutras.






  • Casamento à noite:
Looks com mais sofisticação, textura, brilho no vestido e nos acessórios e cores em tons mais fortes ou sóbrios.








Dicas de trajes para as madrinhas:



Tanto as mães quanto as madrinhas não podem usar trajes nos tons de branco nem off-white ou tonalidade próxima a do vestido da noiva. E, assim como para as mães, o uso do preto é restrito. Já, o caso do vermelho, há quem seja flexível para as madrinhas. É o caso de haver consentimento por parte da noiva. 
De um modo geral, as madrinhas devem usar vestidos. Muita atenção ao tamanho do decote, especialmente em casamentos realizados em templos religiosos. Se o vestido for muito decotado, use echarpe, xale ou bolero quando estiver no altar, a fim de evitar constrangimento e desrespeito.

  • Casamento de manhã:
*  Vestidos com modelagem delicada, brilho discreto nos acessórios ou com tecidos leves e esvoaçantes, e cores em tons suave / frios ou sóbrias.







  • Casamento à tarde:

*  Vestidos acinturados, com brilho moderado na roupa ou nos acessórios e cores em tons fortes ou sóbrios.







  • Casamento à noite:

*  Vestidos sofisticados, com textura, tecido nobre, brilho na roupa ou nos acessórios e cores em tons fortes ou sóbrios.







Dicas de trajes para as convidadas:


O traje das convidadas pode  ser informal, semi-formal (cocktail dress) ou formal, depende do horário e do local do evento.
De um modo geral, as cores e as estampas são mais flexíveis (o preto está liberado). O branco e o off-white ou a tonalidade do vestido da noiva, também são proibidos para as convidadas, a não ser que façam parte de uma composição de tonalidades (em estampas, por exemplo).
  • Casamento de manhã:
* Traje informal:



* Traje semi-formal:



* Traje formal:




  • Casamento à tarde:
* Traje informal:



* Traje semi-formal:




* Traje formal:




  • Casamento à noite:
* Traje informal:




* Traje semi-formal:




* Traje formal:



Caso você não goste de pedraria / glitter na roupa, acrescente brilho nos detalhes ou nas jóias / bijuterias ou acessórios.
Vale destacar que em eventos noturnos, o look pede um pouco mais de requinte, com tecidos nobres.
Tanto à tarde quanto à noite é obrigatório o uso de sapatos com salto alto (metalizados ou não).
Em casamentos noturnos, o comprimento do traje das convidadas tanto pode ser curto quanto longo. Em se tratando do comprimento curto, atenção para não ficar vulgar nem simples demais.
Lembre-se de que os trajes formais pedem bolsas pequenas, clutches bag (carteiras) de preferência, com pedraria ou não, dependendo do estilo da roupa.
Confira alguns modelos de carteiras para ocasiões formais:


E, então, o que você achou das dicas?
Espero tê-la ajudado a esclarecer algumas dúvidas.
Beijo grande!

2 comentários:

  1. Vestidos lindos demais e muito inspirador.
    Já estou seguindo seu blog.
    Bjus
    Jaque

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Jaque!
    Os vestidos são encantadores! Dá vontade de usar vários, né?
    Volte sempre!
    Bj.

    ResponderExcluir